Sobre a ULE

A Universidade Livre do Espírito (ULE) foi criada em 2008 como parte integrante do Centro Espírita Harmonia (CEH) que, por sua vez, integra a Fundação Lar Harmonia (FLH), entidade sem fins lucrativos. Foi concebida como unidade de ensino espiritual do CEH, também sem fins lucrativos, com a finalidade de organizar, aprofundar e divulgar estudos acerca do Espiritismo, sobretudo ampliando seu alcance com os conhecimentos psicológicos atuais, fazendo interface com outras áreas do conhecimento científico que respaldam e aprofundam o conhecimento do Espiritismo.

A ULE objetiva o estudo do Espiritismo trazido por Allan Kardec, visando sua difusão, ensino e pesquisa. É seu pilar central levar seus alunos, educadores e colaboradores, bem como todos que acessam seus conteúdos, à consciência de que o ser humano é um Espírito imortal, tendo, como missão, contribuir para o despertar da autoconsciência, da autodeterminação e da autotransformação do ser humano, através da produção, difusão e aplicação do saber espiritual oriundo do Espiritismo, sempre sob a égide dos princípios da ética, da paz, da justiça social, da pluralidade étnico-cultural e da imortalidade, com vistas a sua participação e contribuição no desenvolvimento da comunidade em que se insere e na solução pacífica de seus problemas.

Sua matriz curricular é composta por 10 ciclos de estudos, cada um com vinte aulas e duração de um semestre, perfazendo um total de cinco anos. Os conteúdos são planejados de forma sistemática e progressiva, de acordo com o nível de complexidade dos conhecimentos oferecidos.

A ULE conta com a participação efetiva de uma equipe de trabalhadores voluntários para administrar as atividades dos ciclos e acolher o seu corpo discente e docente, todos comprometidos com a missão da Universidade, qual seja, contribuir para o despertar da consciência para a Imortalidade do Espírito.

A Universidade Livre do Espírito (ULE) foi concebida como unidade de ensino espiritual do Centro Espírita Harmonia, um dos projetos da Fundação Lar Harmonia, com a finalidade de organizar, aprofundar e divulgar estudos acerca do Espiritismo, sobretudo ampliando seu alcance com os conhecimentos psicológicos atuais.

A ULE toma como base de estudo as obras de Allan Kardec e tem por pilar central levar a todos que acessam seus conteúdos, à consciência de que o ser humano é um Espírito imortal, tendo como missão contribuir para o despertar da sua autoconsciência e autodeterminação, através da produção, difusão e aplicação do saber espiritual oriundo do Espiritismo.

Assim, se você busca a ampliação da sua consciência e o desenvolvimento de suas potencialidades sociais, culturais e espirituais, sob a égide dos princípios da ética, da paz e da imortalidade, você está no
lugar certo! Matricule-se e venha estudar conosco! Estamos lhe aguardando!

Nossos estudos estão estruturados em 10 Ciclos, com uma aula por semana. Cada Ciclo de estudo tem a duração 20 semanas por semestre, totalizando cerca de 5 anos de estudo. Parece muito, não é? Mas, acreditamos que levar o ser humano à real integração de sua imortalidade é uma tarefa profunda que exige nossa dedicação. É nossa meta que ao findar seus estudos você seja uma pessoa diferente desta que agora lê esse texto.

Que tal? Aceita o desafio?