Nossa história

A ULE nasceu com a proposta de ir além, ampliando o estudo do Espiritismo. Sendo assim, foi planejada uma estrutura pedagógica interdisciplinar que interagisse com outros conhecimentos de vários campos do saber respaldando os conteúdos ofertados na ULE.

Esses estudos são embasados nas obras iniciais do Espiritismo trazidas por Allan Kardec e obras atuais de outros autores, compondo as referências bibliográficas e ampliando as concepções epistemológicas do conhecimento que é disseminado na ULE.

O objetivo, desde o início, sempre foi o de contextualizar o conhecimento do Espiritismo à luz da contemporaneidade, e, com isto, ampliando o entendimento do nosso corpo discente de que todos os seres humanos são Espíritos e imortais.

Portanto, a base é o conhecimento a respeito do ser humano e esse conhecimento se estende para além do Espiritismo, avançando saberes como os trazidos pela Psicologia. Sendo assim, a ULE vai adiante porque a base é mais do que o Espiritismo, é todo o conhecimento que concorre para a ideia do espiritual.

Foi o começo de um período de muita efervescência de ideias, a espiritualidade abraçando o trabalho lado a lado com os voluntários encarnados, e, estes, sendo atraídos a assumirem seus compromissos amealhados em outras encarnações ou nessa por laços de ideais espíritas, se uniram para tornar esse projeto de educação do Espírito uma realidade.

Então, pense na ULE como um portal aberto, luminoso, que atrai pela energia do bem, do conhecimento que desperta da ignorância espiritual, convidando você, leitor, para começar uma nova e singular jornada de autoconsciência espiritual.

Pois bem, são muitos capítulos dessa profícua história de ensino-aprendizado calcado no amor, no autoconhecimento, na autotransformação e por fim, colaborando para você se tornar senhor de si mesmo, autodeterminando-se como Espírito que vive sua imortalidade sem amarras e consciente de sua história.

Seus princípios e diretrizes são:

  • Promover o ensino do Espiritismo por todos os meios, com ética e compromisso com a verdade;
  • Promover meios para que os alunos adquiram a consciência de que são Espíritos imortais;
  • Realizar pesquisas no campo do Espiritismo, visando sua fundamentação científica;
  • Promover a autotransformação dos alunos no contato com o conhecimento espiritual que dissemina;
  • Proporcionar meios para que seus alunos, colaboradores e funcionários alcancem a autodeterminação, tornando-se cidadãos aptos a contribuírem para o pleno exercício da cidadania;
  • Realizar estudos e práticas espíritas em consonância com a administração do Centro Espírita Harmonia.